Venha conhecer as aves do Mato Grosso do Sul. Visitando o Pantanal, Serra da Bodoquena, Serra de Maracaju e o Chaco Brasileiro (maiores detalhes em breve). Será conduzido pelo guia Victor do Nascimento (Vitinho), nascido e criado no Pantanal, hoje mora na Serra da Bodoquena, em Bonito. Com mais de 20 anos de experiência guiando observadores de vida selvagem especializou-se em observação/fotografia de aves.

Para melhor recebê-lo e organizar sua vinda temos uma agência especializada em roteiros de observação de aves, a Vitinho Birdwatching Expeditions com roteiros alternativos, exclusivos e adaptados ao seu interesse ornitológico. Venha, vivencie o Mato Grosso do Sul!

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Falar inglês é fundamental!!!!!

 
Como a maioria das pessoas interessadas em Observar Aves ou Vida Selvagem no Brasil ainda são estrangeiros, falar inglês é fundamental para um Guia de Observação de Aves. Faz toda a diferença na hora de mostrar/localizar uma ave.
Meu inglês sempre foi muito básico, o que sabia era de convivência com hospédes, aprendizado com colegas de trabalho e em uma viagem aos Estados Unidos em 2007 de um mês para melhorar o idioma. Essa viagem teve uma parceria de patrocínios entre a International Expeditions e o Refúgio Ecológico Caiman e recursos próprios, na época a agência enviava muitos observadores de aves para o Pantanal e eu como colaborador do Refúgio Ecológico Caiman, tive essa oportunidade, assim como outro guia!Com ajuda de guias e dos funcionários da IE avistei muitas aves em diferentes Estados dos USA e tive muito boas experiências durante minha estada no país.

                                              Observando Aves na Georgia/Estados Unidos em 2007!

                                                              
Pensando em melhorar meu inglês, decidi sair fora do país por um tempo maior para aprender a falar inglês. O destino escolhido por mim e minha namorada, foi a África do Sul!!!
A gente sempre pensa que nunca teremos a oportunidade de visitar esses lugares que fazem parte da nossa imaginação, especialmente o continente africano, que é sonho para qualquer pessoa que goste de natureza. Ver os tão famosos Big Five!! Sonhos tornam-se realidade!!!!!
Entao no ano de 2010 passamos 9 meses morando na África do Sul.


  Eu e a Daiani na Cidade do Cabo, com a Table Mountain ao fundo!
Foto: autor desconhecido

Contratamos os serviços de uma agência de intercâmbio em Campo Grande e depois de toda a burocracia exigida fomos para Cape Town. Estudamos na LAL School, no bairro Sea Point, um dos lugares mais lindos da cidade e de fácil observação de aves maritímas.
Fizemos muitos amigos na escola dos demais variados paises. Foram meses de muito aprendizado.Moramos 5 meses em Cape Town, participando das aulas de inglês todos os dias.
Durante os meses que estivemos lá, também aconteceu a Copa do Mundo, não assistimos a nenhum dos jogos oficiais, mas participamos da festa e da alegria dos sul-africanos.
Tivemos a oportunidade de reencontrar em Cape Town,durante o período da Copa do Mundo um velho amigo pantaneiro, Marcos Violante.

Marquinhos, eu e Daiani no Water Front em Cape Town
Foto: autor desconhecido

Depois desses 5 meses intensivos de aula de inglês nosso destino foi visitar a amiga sul- africana, mas  de alma pantaneira, a Marion!

Eu e a Marion tomando Tereré para matar saudades do Pantanal!
Foto: Daiani Scapini

E depois seguimos para a aérea de vida selvagem ainda existente na África do Sul que é basicamente o Parque Nacional do Kruger e seu entorno. Durante 4 meses ficamos viajando pela região e conhecendo a forma de operação de cada pousada e observando /contemplando/nos maravilhando com a vida selvagem africana.
Uma dessas Pousadas visitadas foi o Londolozi Game Reserve, uma das Pousadas 5 Estrelas da África do Sul, um dos melhores lugares para Observação de Leopardos no mundo, este estágio foi possível somente com a ajuda do amigo sul-africano Simon e do Refúgio Ecológico Caiman, que também ajudou financeiramente a minha viagem. 
                   Obrigado a todos que participaram e ajudaram este sonho se tornar realidade!!!!
A intenção deste post, contar ainda mais sobre a minha história e minha experiência internacional, é enfatizar a importância de poder se comunicar bem com seus hospédes, especialmente os observadores de aves que, por enquanto no Brasil, os estrangeiros são maioria.

                                                     Falar inglês é fundamental!!!!!!!

Foram 9 meses de um intensivo para a vida, de inglês, de vida selvagem, de observação de aves e principalmente de bons momentos e boas experiências vividas que nos fazem pensar que valeu muito a pena!!!!

Orange Breasted Sunbird - Nectarinia Violacea
                                                                                     Foto: Victor do Nascimento


Southern Ground Hornbill - Buconus Cafer
Foto: Victor do Nascimento



2 comentários:

  1. Muito bom seu blog, fotos realmente incríveis.

    Dá uma olhada no meu blog, dá uma ajudinha na divulgação seguindo ele.

    observeaves.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu, Aguinaldo (Miranda-MS), sou uma testemunha viva, sobre tudo o que você falou!!

    ResponderExcluir