Venha conhecer as aves do Mato Grosso do Sul. Visitando o Pantanal, Serra da Bodoquena, Serra de Maracaju e o Chaco Brasileiro (maiores detalhes em breve). Será conduzido pelo guia Victor do Nascimento (Vitinho), nascido e criado no Pantanal, hoje mora na Serra da Bodoquena, em Bonito. Com mais de 20 anos de experiência guiando observadores de vida selvagem especializou-se em observação/fotografia de aves.

Para melhor recebê-lo e organizar sua vinda temos uma agência especializada em roteiros de observação de aves, a Vitinho Birdwatching Expeditions com roteiros alternativos, exclusivos e adaptados ao seu interesse ornitológico. Venha, vivencie o Mato Grosso do Sul!

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Papa Capim


Depois de dois meses morando em Bonito e algumas passarinhadas pela região e com acesso a internet mais frequente, escrevo um post sobre os Papa Capim ou Papa Sementes, conhecidos das duas formas popularmente.

Sporophila é um gênero de aves passariformes da família Emberizidae e muitas espécies desse gênero estão ameaçadas de extinção.

Os Papa Capim são aves pequenas de bico robusto e habitam banhados fartos de capinzais. Medem em média 10 a 12 cm.

As fêmeas dos Papa Capim geralmente tem cor parda e são de difícil identificação, assim a maneira mais fácil de identificá-las é na presença do macho no grupo. Alguns Sporophila são migrantes austral raro.

Na região podemos citar algumas espécies como as mais raras, o Caboclinho do Papo Branco/Marsh Seedeater - (Sporophila palustres), Caboclinho de Chapéu Cinza/Chestnut Seedeater - (Sporophila cinnamomea) e o Caboclinho de sobre Ferrugem/ Rufous Rumped Seedeater - (Sporophila hypochpma).

Seguem fotos de algumas especies de Papa Capim:



Colerinho do Brejo/Rusty Collared Seedeater ( Sporophila collaris)
Foto: Victor do Nascimento

 


Patativa Verdadeira/Plumbeous Seedeater (Sporophila plumbea)
Foto: Victor do Nascimento

                         

Curió/ Lesser Seed Finch ( Oryziborus angolensis)
Foto: Victor do Nascimento





3 comentários:

  1. veja só vc...eu não sabia que vc fotografava passarinho pequenos como os papa-capim. Que bacana! Voltarei sempre que puder! abraço e sucesso!
    Ronald Rosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ronald legal que vc passou aqui espero que volte sempre.
      Muito obrigado
      Vitinho

      Excluir